segunda-feira, 29 de julho de 2019

Domínio Público




Salve leitores,

Tudo bem com vocês?

Espero que sim.

Trazendo mais um artigo de minhas experiências literárias para auxiliar aqueles que buscam seguir a carreira de escritor, então hoje resolvi trazer como pauta o domínio público, mas antes de tudo vamos conhecer a sua definição.

Domínio público é uma condição jurídica na qual uma obra não possui o elemento do direito real ou de propriedade que tem o direito autoral, não havendo, assim, restrição de uso de uma obra por qualquer um que queira utilizá-la. ... Nesse sentido, domínio público é o antônimo do Direito autoral.

Geralmente um obra vira domínio público quando a mesma completa cem anos de existência ou a morte do autor completa cem anos, mas é claro que não é algo que acontece com todas obras, geralmente isso ocorre quando a obra em questão tem algum fator gritante como lendas e personagens, um exemplo de uma lenda bem conhecida é a espada de excalibur do Rei Arthur e Robin Hood.

Quando esses elementos são de domínio público significa que você pode incluí-los em sua obra sem problema algum, diferente de elementos mitológicos e mágicos no caso da ficção como vampiros, fadas, dragões, orcs, magos, deuses gregos, romanos, egípcios, americanos ou nórdicos entre outros.

Por isso é sempre importante pesquisar antes de incluir algum elemento em sua obra.

Existem muitos elementos que hoje são de domínio público, porém eles podem ser usados para acrescentar algo a sua obra, muitas escritores usam lendas já existentes para criar um sentido em suas narrativas, mas somente isso, pois afinal plágio mesmo de domínio publico pode não ser criminal, mas dificilmente você conseguirá sucesso, pois os leitores buscam sempre algo novo e o seu diferencial na escrita ajudará e muito na sua carreira como escritor.

E aí já usou ou pretende usar algum elemento de domínio público em sua história?

Comente aqui, acredito que a sua história fará toda a diferença na vida de muitos leitores.

Segue minhas redes sociais.

Instagram: @renatolirareal
Twitter: @renatolirareal

Até mais.




sexta-feira, 26 de julho de 2019

Resenha do livro "Perseguição Frenética" - Autor Brad Crowley

Perseguição frenética por [Crowley, Brad]


Olá leitores!
Apresento a vocês mais uma obra de Brad Crowley, PERSEGUIÇÃO FRENÉTICA, que segue a linha da literatura policial e aproveita de vários elementos desse universo como medo, mistério, investigação, curiosidade, espanto e inquietação, que são bem dosados em suas obras.

A trama é voltada para Travis, um veterinário apaixonado por fotografias, que se vê como principal testemunha de um assassinato após registrar através de sua lente esse momento trágico e violento.

Para não correr risco, Travis passa a ficar sobre a proteção do policial Kevin, que precisa forjar novas identidades e aparições quando necessário. Porém, uma moça cruzará seus caminhos numa situação inesperada e é aí que os acontecimentos ficam mais empolgantes.

Abordando uma linguagem popular, o autor nos leva para uma aventura norte-americana onde a perseguição policial é envolvente e lembra uma produção cinematográfica em que os envolvidos passam por processos de disfarces e lapidam seus gestos a cada parada.

Para enriquecer mais a obra, Brad explora a linguagem não verbal quando faz a representação ilustrativa das cartas de tarô, quando estas são manuseadas pela cigana Aisha que prevê alguns detalhes da vida de Travis. As imagens são bem definidas além de trazerem uma legenda explicativa sobre a função de cada uma delas.

Perseguição frenética é uma daquelas histórias que deixa o leitor com gostinho de quero mais. Com um enredo carregado de ação e de questões de cunho místicos, você irá se ligar ao mundo inexplicável das cartas como se nosso destino pudesse estar ali, naquele misterioso universo chamado tarô.


        Fica aí a dica para quem aprecia e respeita os nossos autores nacionais. O livro é apaixonante e muito bem escrito.

domingo, 21 de julho de 2019

Profissionalismo Literário






Salve leitores,

Tudo bem com vocês?

Espero que sim.

Dando uma pausa na resenha de filmes resolvi trazer hoje um artigo para os escritores aqui do blog, e o assunto é profissionalismo literário.

A literatura nem sempre foi muito reconhecida ainda mais a nacional apesar de eu ver este cenário mudando nos últimos anos, porém a vida de grande parte dos escritores é muito difícil e muitas vezes eles precisam ter um trabalho paralelo e não viver somente da literatura.

Entretanto o que muitos costumam chamar de hobby nós podemos chamar de trabalho profissional, afinal uma das três leis básicas de vida é escrever um livro, mas algo que muitas vezes é desvalorizado pelas pessoas mais próximas é onde contem uma mina interminável de preciosidades, feliz é aquele que tem uma imaginação fértil como o escritor.

Que nossa vida não fácil não há menor dúvida, muitos almejam alcançar Paulo coelho e André Vianco ou mesmo ter seu livro ser baseado em um filme de categoria B como o famoso “O Cheiro do Ralo” do Lourenzo Muratelli, mas o importante é sempre agir com profissionalismo, muitos escritores tomam outros caminhos ligados a literatura como jornalismo, professores, revisores, e outros trabalhos que as letras como amiga e profissão.

O que eu quero dizer é que se você tem a intenção de ganhar dinheiro com livros ou com qualquer outro tipo de trabalho você precisa agir com profissionalismo, estou em uma fase da minha vida literária onde dou dicas de escrita e faço resenha de livros e desde o começo eu agi com profissionalismo principalmente no ponto de cumprir com aquilo que me propus a fazer, isso faz crescer a minha credibilidade com outros escritores e quando eu começar a receber dinheiro de fato não vou me sentir tão pressionado, pois eu já estou agindo profissionalmente.

Tenho uma filosofia que diz que o dinheiro deve ser uma consequência na sua vida, se faz o que ama você não se sente trabalhando, então eu na me sinto trabalhando quando estou lendo um livro para resenhar, porque eu amor ler.

Espero ter auxiliado compartilhando mais essa experiência literária da minha vida.

Se você tem achado útil ou gostado dos meus artigos compartilhe aqui nos comentários, sua opinião é muito importante para mim e todos os membros aqui do blog.

Segue minhas redes sociais.

Instagram: renatolirareal
Twitter: renatolirareal

Até mais.



terça-feira, 9 de julho de 2019

Resenha do livro O Amor Chegou de R. M. Cordeiro

Resultado de imagem para livro o amor chegou r m cordeiro
A vida é feita de escolhas e surpresas...
Karen e Lucas aprenderam isso muito cedo e foram se adaptando ao que a vida trouxe a eles.
Ela, após um acidente considerado "bobo", teve sua liberdade restringida e suas possibilidades reduzidas.
Ele, com o coração ferido pela perda, dedicou tudo de si aos animais que retribuem com doses intensas de carinho.
Um feriado bem-vindo. Uma celebração da qual eles não querem participar. Um encontro com jeito de desencontro e eles vão descobrir que o amor pode chegar às situações mais improváveis e inesperadas. (Autora)

Olá leitores!
Hoje venho indicar este romance escrito por R M Cordeiro.
O amor chegou é uma história bem tranquila para quem busca uma leitura sem muita agitação e cheia de desejos introspectivos.
Despretensiosamente, o enredo começa com Karen se despedindo dos pais que partem para curtirem o período de carnaval. Na idade em que se encontra, era para essa garota gostar de uma boa dose de excitação.
Karen é cliente de Lucas que passa seus dias ao lado dos animais que cuida. Desde o início, quando tiveram o primeiro contato, Karen sentiu algo diferente, mas um leve problema adquirido em um acidente a deixa inibida para dar a iniciativa a um relacionamento.
Após se ver sozinha em companhia de seu cão, Karen não esperava por visitas, mas um ser inesperado aparece para tirar-lhe o fôlego.
Ao perceber que Karen está só, Lucas vê neste momento uma oportunidade de investir naquilo que acredita: o amor.
Alternando a narrativa entre Karen e Lucas, a autora apresenta ao leitor as sensações psicológicas das personagens, seus medos e anseios em relação à descoberta do outro. Seus desejos e expectativas.
Percebe-se também um cuidado com a linguagem que não é nada vulgar, muito pelo contrário, é bem romântico e sedutor.
O amor chegou nos ensina que nada pode nos tirar do eixo motriz da vida e que uma mudança brusca em nosso corpo não pode alterar a leveza da nossa alma humana.
Sigamos porque o amor nos espera e pode chegar a qualquer momento.
Fica aí a dica para quem acredita e aprecia os nossos autores nacionais.

Sobre a autora: R M Cordeiro posta seus livros na Amazon:




domingo, 7 de julho de 2019

Vingadores Ultimato





ATENÇÃO: ESTA RESENHA CONTEM SPOILERS.

Salve leitores,

Tudo bem com vocês?

Espero que sim.

Chegamos ao último filme da franquia Vingadores e ao último filme da terceira fase de sucessos cinematográficos da Marvel Studios então sem mais delongas vamos conhecer este sucesso de bilheterias.


Após Thanos eliminar metade das criaturas vivas, os Vingadores têm de lidar com a perda de amigos e entes queridos. Com Tony Stark vagando perdido no espaço sem água e comida, Steve Rogers e Natasha Romanov lideram a resistência contra o titã louco.

Data de lançamento: 25 de abril de 2019 (Brasil)

Direção: Anthony Russo, Joe Russo

Música composta por: Alan Silvestri

Roteiro: Stephen McFeely, Christopher Markus

Elenco: Robert Downey Jr, Chris Hemsworth, Chris Evans, Scarlett Johansson, Brie Larson, Mark Ruffalo, Jeremy Renner, Paul Rudd, Tom Holland e Chris Pratt.


O filme começou quase da mesma maneira que terminou o anterior, porem de um ângulo diferente, depois que o planeta foi devastado os heróis que restaram encontram Thanos em um outro planeta, porém o que eles não esperavam era que as joias do infinito haviam sido destruídas, porém o que parecia não ter mais solução se mostrou uma oportunidade com a ajuda do homem formiga.

O filme conta com exércitos que são liderados pelos protagonistas que tiveram seus filmes solos, como Thor, Pantera Negra entre outros, o grande clímax do filme foi rápido, mas foi magnífico, com 3 horas de filme, o final da terceira fase contou com um elenco perfeito de heróis nunca antes visto no cinema, time que se tornou perfeito graças aos atores que fizeram o seu trabalho com excelência.

A saga de vingadores vai deixar saudades, porém com a morte do homem de ferro e a viúva negra e a aposentadoria do capitão América a sequencia dessa franquia não seria mais a mesma, mas para não ficarmos tristes e a despedida não ser de uma vez ainda tem algumas franquias que precisam ser concluídas, sem contar que alguns heróis foram migrados para series próprias, como o falcão e o soldado invernal, agora que a Disney comprou a Marvel muitos heróis ganharão suas séries, sem contar a possibilidade de novos filmes solos como o do hulk, apesar de humanizarem o hulk isso pode ser trabalhado para um filme solo.
O que me tranquiliza é a saga da DC Comics, como não tenho essa de richa, posso começar uma nova série de resenhas, o que acham?


Segue minhas redes sociais.

Instagram: renatolirareal
Twitter: renatolirareal

Até mais.







Copyright © 2014 | Design e C�digo: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo