domingo, 21 de julho de 2019

Profissionalismo Literário






Salve leitores,

Tudo bem com vocês?

Espero que sim.

Dando uma pausa na resenha de filmes resolvi trazer hoje um artigo para os escritores aqui do blog, e o assunto é profissionalismo literário.

A literatura nem sempre foi muito reconhecida ainda mais a nacional apesar de eu ver este cenário mudando nos últimos anos, porém a vida de grande parte dos escritores é muito difícil e muitas vezes eles precisam ter um trabalho paralelo e não viver somente da literatura.

Entretanto o que muitos costumam chamar de hobby nós podemos chamar de trabalho profissional, afinal uma das três leis básicas de vida é escrever um livro, mas algo que muitas vezes é desvalorizado pelas pessoas mais próximas é onde contem uma mina interminável de preciosidades, feliz é aquele que tem uma imaginação fértil como o escritor.

Que nossa vida não fácil não há menor dúvida, muitos almejam alcançar Paulo coelho e André Vianco ou mesmo ter seu livro ser baseado em um filme de categoria B como o famoso “O Cheiro do Ralo” do Lourenzo Muratelli, mas o importante é sempre agir com profissionalismo, muitos escritores tomam outros caminhos ligados a literatura como jornalismo, professores, revisores, e outros trabalhos que as letras como amiga e profissão.

O que eu quero dizer é que se você tem a intenção de ganhar dinheiro com livros ou com qualquer outro tipo de trabalho você precisa agir com profissionalismo, estou em uma fase da minha vida literária onde dou dicas de escrita e faço resenha de livros e desde o começo eu agi com profissionalismo principalmente no ponto de cumprir com aquilo que me propus a fazer, isso faz crescer a minha credibilidade com outros escritores e quando eu começar a receber dinheiro de fato não vou me sentir tão pressionado, pois eu já estou agindo profissionalmente.

Tenho uma filosofia que diz que o dinheiro deve ser uma consequência na sua vida, se faz o que ama você não se sente trabalhando, então eu na me sinto trabalhando quando estou lendo um livro para resenhar, porque eu amor ler.

Espero ter auxiliado compartilhando mais essa experiência literária da minha vida.

Se você tem achado útil ou gostado dos meus artigos compartilhe aqui nos comentários, sua opinião é muito importante para mim e todos os membros aqui do blog.

Segue minhas redes sociais.

Instagram: renatolirareal
Twitter: renatolirareal

Até mais.



2 comentários:

  1. Oi, Renato! Muito bom o seu escrito, concordo plenamente com você, quando qualquer pessoa faz o que ama seja o que for é prazeroso fazer, e quanto mais a pessoa faz, mais a mesma quer fazer. Adorei seu post. Um abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com

    ResponderExcluir

Copyright © 2014 | Design e C�digo: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo