Entrevista
Com a Empreendedora, Ana Carina, da Empresa de Sapatos Not-Me
Sou
Luciana do Rocio Mallon e hoje levarei você ao universo mágico dos calçados.
Um
par de sapato é muito mais do que um calçado que protege os pés, pois sapatos
são elementos que trabalham com a nossa memória afetiva.
- O
que seria da Cinderella, se não perdesse o sapatinho de cristal na escadaria do
baile no castelo?
- O que
seria da Dorothy, do Mágico de Oz, se não estivesse com seus sapatos vermelhos
da cor rubi?
Arqueólogos
e historiadores afirmaram que o sapato surgiu ainda na Pré-História, quando os
homens das cavernas sentiram a necessidade de proteger seus pés.
Então
os primeiros calçados foram feitos de couro de animais e madeira através de
costuras rústicas.
Reza
a lenda que, ainda na Pré-história, uma mulher salvou uma vaquinha que estava
indo para o brejo. Mas o animal notou que os pés daquela senhora estavam muito
calejados e disse:
-
Quando eu morrer, virarei peças para proteger seus pés.
Numa
noite, a vaca faleceu idosa e sua dona chorou muito.
No
dia seguinte, a senhora notou que estava calçando peças feitas do couro da
vaquinha e assim surgiram os primeiros calçados.
Após
essa lenda, milênios se passaram e o rei mais famoso por criar sapatos foi Luís
XV, pois ele inventou o calçado que leva seu nome, além de outros sapatos que
não possuem a mesma fama.
A
ideia original de transformar junho no mês dos sapatos foi de Imelda Marcos,
uma modelo que foi casada com o ex-presidente das Filipinas, Ferdinando Marcos.
Reza
a lenda que ela amava tanto calçados que tinha mais de 3000 pares deles.
Abaixo,
entrevistei a empreendedora, Ana Carina, da
Empresa de Calçados Not-Me
1 – Quando e como descobriu que tinha vocação para o
empreendedorismo? Eu sempre fui empreendedora. Morávamos no interior e toda
oportunidade que eu tinha de fazer um dinheirinho eu aproveitava. Cresci,
trabalhei cedo, e em todos, todos os meus empregos eu sempre trabalhei como se
fosse pra mim, sempre entregando meu melhor, e sempre mesmo trabalhando CLT,
sempre fazia um extra vendendo alguma coisa, roupas, joias, maquiagem…sempre
gostei de vender.
2 – Por que escolheu o ramo de calçados? Meu Primeiro
emprego foi numa loja de calçados e eu amava o que eu fazia e fazia muito bem.
Quando pensei em abrir meu próprio negócio, não pensava em outra área.
3 – Antes de ser empreendedora, qual era seu ramo de
atuação? Eu me formei em Contabilidade e entrei para a área bancária, onde
atuei por 9 anos como executiva.
4 – Por que escolheu o nome Not-Me? Not-me vem de um
trocadilho que se refere a “Me Note”.
5 – Quais tipos de
calçados você fabrica e vende? Nós focamos em Moda feminina. Sempre bem
presente em tendências e lançamentos do mercado, trazendo a proposta de um
calçado de qualidade, de produção local e com preço acessível.
6 – Quais os modelos de calçados que estarão na moda em
2024 e 2025? Em 2024 nós vimos o retorno das Botas Biker, as texanas ainda
permaneceram com força e vimos entrar com tudo os tons cherry e os terrosos em
marrom. Para 2025, temos grandes tendências em destaque como os slingbacks,
tanto no salto alto quanto no salto baixo, sobretudo os saltos kitten Hills,
que são aqueles saltinhos bem baixinhos. As sapatilhas permanecem ainda com
mais força, destaque para as bico fino e também as de bico mais redondo, no
estilo bailarina, com telas. As Birkens já são uma tendência consolidada há
mais de 3 anos e mais uma vez, vai estar presente nesse verão, predominando
numa linha mais confy e esportiva. Gladiadoras também voltam, com pegadas
modernas e atuais. Sapatos com releitura masculina, como Oxfords, mocassins e
até plataformas, voltam repaginadas, e pra fechar, os tênis, que já vieram
ganhando força desde o retorno do modelo Samba, mas que agora mais que nunca se
consolida em mais modelos com pegadas esportivas, compondo looks que vão desde
a alfaiataria, com identidade e conforto.
7 – Como o consumidor deve fazer para conhecer seus
produtos? Hoje nós vendemos através do nosso site, www.not-me.com.br e estamos presentes também nos marketplaces Zattini,
Netshoes, Magalu, SHEIN, Americanas, Shopee e Amazon. Também recentemente nós
abrimos nosso programa de afiliados.
8 – Coloque as redes sociais de sua empresa e telefones.
@notmeshoes tiktok: @notmeshoes Para vendas WhatsApp: 47988239129
9 – Quais as dicas você dá para os jovens que sonham
empreender no ramo de calçados? Procurar um nicho específico, estudar muito seu
público alvo e estar sempre atento ao mercado.
10 – Deixe uma mensagem para nosso leitores. Empreender é
extremamente desafiador. Se o nosso coração não estiver realmente alinhado com
o nosso foco, vai ser muito difícil encarar os obstáculos com bons olhos. Por
isso, temos que ter muito amor pelo que fazemos e muito foco.
Perguntas feitas por: Luciana do Rocio Mallon
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