domingo, 3 de setembro de 2017

Baseado em uma história real

Salve leitores, tudo bem?

Sempre vemos filmes, séries ou livros baseados em uma história real, seja ela, drama, comédia ou o que mais atraí o publico, terror.

Mas o que é mais fascinante nessas histórias é saber que elas aconteceram de verdade ou pelo menos grande parte delas, eu basicamente curto uma história baseada em algum fato real quando há um final feliz, os filmes de terror nem sempre tem um final feliz e imaginar que pessoas passaram por uma terrível experiência revivida no cinema chega ser pavoroso para mim.

Mas o que vim falar aqui hoje é sobre as histórias que nos geram inspiração para escrever, seja pela superação, final feliz ou qualquer fator que atraia a nossa atenção, uma coisa que precisamos ter em mente é que uma história inspirada em fatos reais é diferente de bibliografia e é preciso muito cuidado ao escrever, pois como eu sempre digo, não é crime se inspirar, mas escrever sobre alguém sem sua autorização e copiar uma história em questão é um crime muito grave.

O interessante é sempre criar uma nova história onde o elemento principal seja o fator em que a história real ocorreu, como uma catástrofe natural ou uma lenda antiga noticiada pela mídia, mas o mais importante é você escrever com todo o cuidado possível, principalmente quando é uma história de tragédia onde houve várias mortes, pois quando acontece isso quem mais sofre são os familiares, porque as pessoas que morreram ou sofreram com aquilo muitas vezes ficam com sequelas psicológicas, físicas e quando são lembradas do incidente em questão tem a lembrança do ente querido que se foi e isso machuca muito, então quando se vai escrever sobre algo baseado em uma história é preciso ter muita cautela e o mais importante, pesquise muito, pois a pior coisa que existe na minha opinião é você escrever todo um livro onde você dedicou tempo e inspiração e saber que não pode publicá-lo por infringir algum direito autoral do fato em questão, sendo também que a falta de pesquisa pode gerar até um processo posteriormente e aquilo que poderia ser algo importante para o escritor acaba se tornando um pesadelo.

Eu basicamente se fosse escrever algo do gênero criaria algo cujo o caso seja recorrente como fenômenos naturais ou uma história magnífica cuja a pessoa seja próxima de mim, pois eu gosto de finais felizes e o mundo precisa de mais finais felizes pelo menos nos livros.

Pessoal, está ocorrendo até o próximo dia 10 a XVIII bienal do livro do Rio de Janeiro, então quem tiver interesse e oportunidade de ir é um evento de literatura que contará com várias atrações e o que mais amamos, livros para todos os gostos, quem tiver interesse eu vou deixar o site do evento no final do texto.

Galera eu tenho um canal no You Tube, chamado escritores ecléticos e em breve vou começar um novo quadro chamado dica literária então se você tem algum livro publicado ou conhece alguém que tem um livro publicado e busca a oportunidade de divulgar ele, aqui está a oportunidade que você esperava, a divulgação do seu livro será totalmente gratuita, farei um vídeo especial só para divulgar o seu livro, então se você tiver interesse vou deixar o meu e-mail também no final do texto, aí você manda a mensagem com o assunto dica literária que eu te explico o que você precisa me mandar para eu divulgar o seu livro, e vale lembrar que não precisará me mandar o livro só algumas informações necessárias que vou pedir para você no e-mail resposta.

Pessoal, por hoje é só, se você tiver alguma experiência referente ao assunto de hoje compartilhe nos comentários, sempre que possível eu respondo, a opinião de vocês são muito importante.

Bienal do livro Rio 2017:

Minhas redes sociais:
Instagram: renatoliraoficial89
Twitter: renatolirareal

Até mais.

3 comentários:

  1. Estou sentindo um pouco de falta de suas dicas, amo elas.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, vou divulgar um novo texto ainda hoje.

    ResponderExcluir
  3. Então,depois de assistir 15H17 fiquei obcecado em procurar filmes baseados em histórias reais, , Já assistiu 15H:17? Assim que um terrorista invade o trem da Thalys a caminho de Paris, três amigos e soldados norte-americanos - Anthony Sadler, Alex Skarlatos e o piloto da Força Aérea Spencer Stone (os atores foram os próprios rapazes que estiveram nesse acontecimento, eles são herois da vida real!) se esforçam para imobilizar o extremista, armado com um fuzil AK-47, e evitar uma tragédia

    ResponderExcluir

Copyright © 2014 | Design e C�digo: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo