domingo, 19 de novembro de 2017

Pseudônimo

Imagem relacionada
Salve leitores, tudo bem?

Você sabe o que um pseudônimo?

Conhece algum escritor que utiliza um pseudônimo?

Definição de Pseudônimo:

Substantivo masculino
Nome adotado por autor ou responsável por uma obra (literária ou de qualquer outra natureza), que não usa o seu nome civil verdadeiro ou o seu nome consuetudinário, por modéstia ou conveniência ocasional ou permanente, com ou sem real encobrimento de sua pessoa.
"Tristão de Ataíde é o p. do escritor Alceu Amoroso Lima"

Adjetivo
Que assina com outro nome que não o seu, civil ou consuetudinário, a sua obra, literária ou de outra qualquer natureza.
"um articulista p."

Hoje em dia é muito difícil você encontrar uma pessoa que não use um pseudônimo ou nome artístico popularmente conhecido.

Como você pode ver um pseudônimo é muito importante para o escritor, ele pode usar o próprio nome ou algum nome aleatório que ele ache ter efeito ou ser conhecido como tal, hoje existem muitas personalidades que utilizam pseudônimos e nem desconfiamos, Lima Duarte mesmo é um pseudônimo, o ator não tem nem Lima e muito menos Duarte no nome, mas por consequência sua filha e sua neta aderiram o sobrenome do pseudônimo do avô e do pai, Fernanda Montenegro também é um pseudônimo que não tem nada haver com a atriz.

Há algumas personalidades que abreviam seu nome para ajudar no reconhecimento, J.K. Rowling, E.L. James e muitas outras personalidades, existem aqueles que utilizam somente um sobrenome que julgam ser o mais forte, Renato Lira (Eu), Ana Maria Braga, Silvia Day, André Vianco, Paulo Coelho entre outros.

É muito importante para o escritor saber qual nome ele vai adotar em sua obra, pois é por esse nome que ele será conhecido por toda a carreira, hoje a cantora Sandy adota o nome artístico como Sandy Leah, mas eu por exemplo vou sempre me referir a ela como a Sandy do Júnior, porque foi assim que eu a conheci e muitas outras personalidades são assim.

Você pode mudar de pseudônimo enquanto não é conhecido, mas quando você começar a ganhar notoriedade vai precisar se decidir, eu pensei em adotar o pseudônimo Freddie Peterson quando comecei a escrever, mas no final decidi em manter o bom e velho Renato Lira homenageando o sobrenome da minha amada mãe.

E você? Qual pseudônimo vai adotar?

Quero saber como vou começar a te chamar e comprar a tua obra.

Segue minhas redes sociais:
Instagram: renatoliraoficial89
Twitter: renatolirareal

Até mais.

4 comentários:

  1. Eu pensei durante muito tempo nisso. Optei por abreviar o meu primeiro nome. As vezes penso que poderia ter adotado um hehehe

    ResponderExcluir
  2. Eu também pensei nisso muito e as vezes ainda penso, obrigado pelo apoio.

    ResponderExcluir
  3. Que ótima postagem!
    Eu já usei vários pseudônimos, eu precisava para jogos e redes sociais. Em jogos sou conhecida como yzza (um amigo muito importante me deu esse apelido e eu não larguei mais), quando comecei a escrever eu abreviei meu sobrenome (Aline C. Duarte), mas ainda era grande, e era mais fácil (até na escola) me chamar de Aline C, mas não gosto dele então vesti a camisa para Aline Duarte em livros e redes sociais a partir da metade do ano passado.
    Mas ao começar os trabalhos de design e fotografia, aderi Ali Du.

    ResponderExcluir

Copyright © 2014 | Design e C�digo: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo