segunda-feira, 7 de maio de 2018

(Resenha - Thirteen Reasons Why - Crítica)

Resenha: Os 13 Porquês ( Em inglês – Thirteen Reasons Why
Lançamento:  31 de março de 2017
 Duração: 1 hr cada ep. (13- episódios) – (1º Temporada)
Nacionalidade: Eua
Direção: Brian Yorkey
Gênero: Drama
Elenco: Dylan Minnette, Katherine Langford, Kate Walsh

Sinopse: 
“Baseada no best-seller de Jay Asher, a série original Netflix 13 Reasons Why acompanha Clay Jensen que, ao voltar da escola, encontra uma caixa misteriosa com seu nome na porta de casa. Dentro dela, ele encontra fitas-cassetes gravadas por Hanna Baker - sua colega de classe e paixão secreta - que cometera suicídio duas semanas antes. Nas fitas, Hanna explica as treze razões que a levaram à decisão de acabar com a própria vida. Será que Clay foi uma delas?”  

Qual o motivo do tamanho sucesso da série? O que ela tem para causar tanto impacto na internet?
É o fato de abordar um tema que atinge milhares de pessoas ao redor do mundo: o bullying.
Muitos sofrem calados, passam por várias situações e não expressam exatamente  o que sente com medo dos outros julgarem , e por esse motivo resolvi falar sobre essa série de grande sucesso, que logo mais terá 2º temporada, com data de lançamento prevista para 18 de Maio de 2018.
A trama história gira em torno de uma escola de ensino médio dos EUA e começa com o personagem Clay Jensen lidando com o suicídio de uma colega de escola, Hannah Baker. Ao chegar à sua casa, Clay encontra uma caixa com sete fitas cassete gravada por Hannah e que narram os 13 porquês de ela ter se suicidado, sendo que cada motivo foi causado por uma pessoa da escola. Ao todo, 13 indivíduos contribuíram para o suicídio de Hannah, incluindo o co-protagonista Clay Jensen.

O motivo de Hannah ter gravado as fitas é para que todos os responsáveis soubessem o que eles causaram. Com a aparência inicial de um jogo, ela entregou cópias dessas fitas para uma pessoa de sua confiança e as fitas originais para o primeiro responsável que deveria ouvir e passar para o segundo responsável, o segundo ouviria e passaria para o terceiro, assim por diante até completar os treze. Caso alguém da lista se recusasse a ouvir ou a passar adiante as fitas, a pessoa de confiança da Hannah entregaria os áudios para as autoridades. Com medo de serem expostos, todos os indivíduos que recebem as fitas as escutam até que elas chegam ao Clay.
Os 13 Porquês é uma série de que precisamos, pois pouco se faz para impedir o bullying nas escolas. A série é uma ficção que se enquadra perfeitamente em nossa realidade, constantemente vemos notícias desastrosas cujo plano de fundo é o bullying e de uma forma ou de outra todos já fomos atingidos pelas agressões na época da escola, seja como vítimas, como agressores ou como passivos (aqueles que vêem as agressões, mas nada fazem).
É um seriado que vale a pena ver, e se ainda não viu, corre lá pra ver que dia 18 segunda temporada ta ai pra nos surpreender.

16 comentários:

  1. Parabéns Ana, já assisti a primeira temporada, quero ler o livro agora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigada, eu não gostei muito do livro mais tô ansiosa pela seg temporada 😍

      Excluir
  2. Oi Anna, ainda não assisti, mas é um assunto interessante para se tratar na escola. Assistirei aos poucos.
    Abraços!

    Regiane Umbelina

    ResponderExcluir
  3. Oi oi
    Eu gostei demais da primeira temporada e foi um assunto bastante comentado na faculdade. Infelizmente, bullying é algo ainda muito em alta. Tô ansiosa para a segunda temporada.
    Adorei a resenha.

    Xêro ♡|| Psicologia de Boteco
    www.johanymedeirosutopia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, também estou ansiosa n vejo a HR kkk

      Excluir
  4. Estou super ansiosa pra conferir a segunda temporada da série.
    Amei o post.
    https://blogdajenny2014.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda não vi quando deu a primeira temporada ouvia muitas pessoas falando bem da série, pois a série fala de temas que mexe com o público, principalmente em relação ao bullying, essa segunda temporada deve está máximo, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com toda certeza, eu gosto de temas que fala com o publico eh um alerta para a sociedade

      Excluir
  6. Eu já vi essa série, e gostei do tema abordado pois é muito atual.

    ResponderExcluir
  7. Eu assisti a primeira temporada e fiquei muito impactada, suicídio e bullying são temas fortes e foram bem abordados na história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb fiquei, mais eh um alerta a todos , para olharem mais para seus filhos , comportamento e tals

      Excluir
  8. NOssa, essa série quando assisti ao mesmo tempo que me causou muita revolta por ser tão mal feita e sem pensar em pessoas que já tentaram suicido como pessoas que querer isso, queria que fosse passada nas escolas para entenderem o quanto uma chacota com o colega pode causar na vida dele.
    A serie me deixa revoltada, porque é um mini tutorial de como cometer suicido.é um baita de um gatilho para quem sofre de depressão e quem se auto mutila, além do mais ela não incentiva as pessoas que se veem na hannah a falar com seus familiares e professores.

    ResponderExcluir
  9. Ahhh fiquei curiosa pra assistir essa serie agora
    Acho que o tema abordado é mega importante, existe muitos casos iguais de Hannah espalhados por ai, acho que esse serie veio pra abrir o olho de muita gente.

    gostei e certamente vou procurar pra assistir

    beijos
    maisumbeijo.com

    ResponderExcluir

Copyright © 2014 | Design e C�digo: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo