Olá Darks, hoje venho trazer algo inovador no blog, algo que nunca tínhamos sugerido anteriormente.
Sim, a primeira tag original do blog.
Como o blog tem um imenso carinho aos autores que buscam seu espaço em meio ao cenário literário atual, essa será uma forma de ajudar e levar leitores a conhecerem novos autores.
Funcionará da seguinte forma: serão apresentadas dez perguntas relacionadas a literatura nacional. A ideia é exatamente essa, trazer novos autores ao público. Tendo como finalidade o repasse ao máximo de blogs e booktubers que conhecerem. Simples e fácil.
Agora vejamos a minha lista.
1) Minha Primeira Vez
"Todos nós leitores, algum dia já nos deparamos com alguma obra nacional, seja na escola, tendo que ler obras clássicas da nossa literatura, ou até mesmo um livro que alguém indicou e você ficou desconfiado por não se tratar de um autor "gringo", enfim, são inúmeras as possibilidades, mas o que não podemos negar, é que independente das expectativas, nós algum dia, já nos deparamos com algo criado aqui na nossa terrinha".
Eu na época, era um leitor iniciante, tinha lido pouquíssimos livros e então por algum motivo que não lembro o qual, me deparei com essa capa, a principio ela nem parece ser tão atraente, mas no momento que eu há vi, pensei "preciso deste livro". Foi uma leitura perfeita na época em que li. Eu estava bem nessa vibe que a narrativa carrega, e foi muito bom, super indicado.
Não vou me aprofundar muito sobre o André Vianco, até porque ele ainda vai aparecer muito aqui nessa Tag.
2) Meu Personagem
"Como o nome já sugere, esse espaço é para aquele personagem que de alguma forma te surpreendeu, seja pelo seu jeito, por afinidade, não importa o motivo, mas aquele personagem que possui um carinho especial."
Sem dúvidas, um personagem que eu curti demais, é o Alberto do livro "A Morte Veste Roxo". Alberto é um personagem que possui sua vida totalmente regrada, baseada na mesma rotina monótoma. Até que um dia ele descobre que seu tempo em vida acabou, que a morte veio afim de levá-lo, mas como sua vida era tão metódica, ele tinha um saldo com a morte, sendo assim ambos fazem um acordo, possuindo a chance de aproveitar a vida ao máximo, então, Alberto e seu vizinho, embarcam em uma aventura para viver o que em toda suas vidas nunca viveram. Descobrindo, que nessa vida, existem muito mais coisas entre o céu e a terra, do que qualquer pessoa poderia imaginar.
Bom, deu para perceber que Alberto é um personagem em constante mudança, e isso que me fez gostar tanto desse personagem, a forma como a vida mudou para ele, e como ele reagiu a isso. Ele não é aquele tipo de personagem certinho, que faz tudo dentro do certo ou errado, ele simplesmente, age da forma que o convém.. Outro personagem que gostei muito, é a Morte, que se mostra sádica e ao mesmo tempo faz se ter uma certa afeição por ela.
3) QUE BONITO
"Esse espaço é reservado para aquele livro na estante que se destaca não só pela narrativa, mas também pela capa, aquela mesmo que você fica horas admirando como foi feita de forma tão caprichada."
Novamente destaco o livro "A Morte Veste Roxo", é totalmente perceptível a beleza desta capa, a mistura do roxo com o preto mostra um contraste incrível. Palmas para o ilustrador.
Outro que também destaca é "Horror na Colina" de Darrington, a principio você até pode achar pouco sofisticada, mas assim que o vê na sua mão, perceberá o trabalho incrível desta edição, as ilustrações, as folhas negras.
4) Mais Que um Autor, um Amigo
"Principalmente, nós que somos envolvidos com blog e bookTube, acabamos desenvolvendo uma certa relação com escritores, o que muitas vezes começa com apenas um "Oi, gostei muito do seu livro" e acaba se tornando uma verdadeira amizade."
Leonardo Otaciano Renato Lira Regiane Umbelina
Leonardo é um escritor muito talentoso, possui diversas obras publicadas e por muito tempo também foi blogueiro, há algum tempo não temos muito contato, mas considero ele alem de um ótimo escritor, uma ótima pessoa. Espero que o Léo veja este post e nos diga nos comentários como anda sua trajetória na escrita e o que tem de projetos pro futuro.
E o Renato e a Regiane vocês já conhecem, dispensa apresentações, blogueiros aqui no Dark Books, aliás grandes resenhistas e críticos, ainda não tive a oportunidade de ler suas obras, mas os conhecendo, afirmo que deve ser incrível.
5) Nem Parece Nacional
"Quem nunca ouviu a expressão "Nossa, mas é tão bom que nem parece nacional" que atire a primeira pedra. Pessoal tem extremo preconceito e não admite que um livro escrito por um autor daqui, tenha tanta qualidade quanto um de fora. Talvez seja culpa da divulgação, muitas vezes os autores tem que fazer um trabalho único e exclusivo de divulgação totalmente independente, sem muitos recursos e contando somente com a vontade e um sonho."
Eu gostaria de citar vários nessa lista, mas escolhi três que de alguma forma me surpreendeu. Bom, "Horror na Colina de Darrington" é uma obra completa, é aquela história que você termina e fica pensando, isso seria ótimo em um filme, é uma obra pronta para ser rodada no cinema.
"Senhores dos Sonhos" começando pela autora a Raquel que é uma fofa. A história é cheia de mistérios e tramas, e seres misticos misturados a realidade, é uma leitura que me arrisco a dizer fora da minha zona de conforto, e que me surpreendeu.
"O Livro do Destino" é aquele tipico "Não julgue o livro pela capa", não estou dizendo que a capa não seja bonita, longe disso, mas por ser uma capa bem simples, acaba não demonstrando tanto desse enredo que eu amei quando o li. É uma leitura leve, e de novo eu estava fora da minha zona de conforto, e igualmente adorei a narrativa."
6) Quero Ler
"Depois de tantas dicas legais de leitura, impossível não ter feito já uma listinha com algumas obras Nacionais, não é mesmo?"
Tem mais inúmeros livros que estão na minha listinha, mas para não ficar muito extenso citei apenas esses que atualmente são meus sonhos de consumo.
7) Um Autor"Todos temos um autor preferido, aquele escritor que de alguma forma nos tocou com suas palavras."
"André Vianco é paulista, escritor e roteirista de TV. É atualmente o escritor que mais conquista leitores de terror, suspense e fantasia no Brasil com 13 obras publicadas e quase um milhão de exemplares vendidos. Vianco é hoje reconhecido como representante brasileiro do gênero terror e fantasia. O escritor explora o sobrenatural e o imaginário popular com facilidade e entusiasmo, levando o leitor ao gosto pela literatura. Lançou seu primeiro livro, Os Sete, no ano 2000, de forma independente. Em 2001 a editora Novo Século, interessou-se pelo livro e o republicou tornando-se um Best-Seller. Desde então, a parceria entre autor e editora rendeu 12 títulos lançados. Em abril de 2011, lançou seu 13º livro, O Caso Laura, o primeiro pela Editora Rocco. Em 2010, incursionou pelo audiovisual e fundou a Criamundos, sua produtora de conteúdo audiovisual. Roteirizou, produziu e dirigiu o piloto para a série intitulada O Turno da Noite, uma adaptação da sua obra de mesmo nome.
www.jornadasliterarias.upf.br"
André Vianco é um autor muito popular aqui no Brasil, já desenvolveu diversas histórias e possuiu uma legião de fãs. Foi responsável por uma das minhas primeiras leituras e marcou a minha trajetória como leitor. Sendo assim, é impossível eu não lembrar dele como um dos meus autores preferidos da vida.
8) Minha Saga
"Quem não gosta de reviver diversas histórias com seus personagens preferidos?"
"A história se passa em fevereiro de 1987. É uma exposição das memórias de Érico Hurz, um jovem complicado que aos quatorze anos, em razão das últimas discussões com o pai, foi mandado para a casa de Bárbara Retten, sua tia, moradora da cidade de Caçador, Santa Catarina, para passar o restante do verão. Érico e a irmã Kethelyn, jovem de dezesseis anos que partiu com o irmão para as férias forçadas de 1987, conhecem os seus primos Brendon e Michael Retten, irmãos de doze e quatorze anos que escondem dolorosos maus-tratos de infância. Bárbara e os guris trabalhavam na lavoura do senhor Lhidvan Severin, austero polonês e detentor das grandes economias da cidade naquele tempo. Érico conhece a linda Abigail Bardini, grande amiga de seus primos e apaixona-se a primeira vista. Michael torna-se ''o elemento principal'' da obra por saber demais sobre os homicídios da família Severin. Tempos depois, ao perceber que é vigiado pelos fantasmas dos poloneses, o esquisito e oportunista Michael envolve os demais em um jogo urdido conduzindo-os diretamente à casa velha e abandonada da Rua Severin. Coisas estranhas e sobrenaturais começam a acontecer embrulhando-os cada vez mais dentro do mistério. Os jovens conseguirão descobrir quem foi o assassino cruel capaz de matar os Severin anos atrás?"
Lembro que resenhei "Mistério na Casa da Rua Saverin" lá no meu outro blog o "Café, Livros e Séries" há um certo tempo, e lembro que foi uma leitura muito agradável. Falando deles agora, até fiquei até com saudades daquela turminha curiosa.
9) Próxima da Fila
"Sempre há aquela indecisão de qual o próximo livro ler, e se tratando de nacional, o meu próximo livro da fila é esse."
Faz certo tempo que o autor me enviou seu livro de parceria, e até agora não li, queria muito pedir desculpas ao André pela demora, mas prometo que em breve saíra resenha aqui no blog.
10) Um Lugar no Coração
"Como citei diversas vezes, sempre há aquele livro que possui um lugar reservado na nossa vida, seja pelo motivo que for."
"O Caso Laura conta a história de um detetive particular contratado para investigar os encontros que Laura mantém com um homem misterioso. Inicialmente, as gravações das conversas da protagonista com o estranho não revelam nada de espetacular; mas quando o investigador passa a seguir o enigmático sujeito, revelações conduzem a narrativa para o desfecho."
"Alex, Alice e Rebeca são grandes amigos e decidem se reencontrar depois de alguns anos sem se verem. O lugar escolhido é o hotel dos pais de Alex, mas o que parecia uma viagem especial, repleta de conversas agradáveis e descontraídas com os outros hóspedes durante o jantar se transforma, em seguida, num pesadelo.
Quando os três se preparam para dormir, ouvem batidas desesperadas à porta e seguem ao salão, onde logo descobrem que o cozinheiro fora assassinado. Com a comoção, somada à dificuldade de fuga devido à tempestade e névoa lá fora, a confusão logo se instala no hotel, além de um desagradável clima de suspeita entre os hóspedes."
Ambos os livros possuem um lugar especial na minha estante, e foram muito notáveis. O Caso Laura já expliquei o porquê, quanto ao "Se Arrependimento Matasse", posso dizer que sou apaixonado pelo tipo de gênero "Slasher", e foi minha primeira leitura no estilo de assassino e mistérios. O livro possui sim algumas falhas, mas foi a primeira obra lançada pelo autor, e está amadurecendo muito sua escrita, gostaria até de te perguntar Alma, você tem novos projetos para gênero? Trazer novas histórias de mistérios, assassinos, você é muito bom nesse tipo de escrita.
Essa é a primeira TAG original aqui do blog. Como sou novo nisso, não sei se está bom, espero que sim. Vou indicar ela para os seguintes blogs e canais:
Suzane Cruz do Memórias de uma leitora
Wanderlea Diógenes do Sonhos e Aventuras de Amor
Fabiola Parra do Fabiola Parra
Mailson Coelho do Grudado nos livros
Caroline Sant do Garota Bibliotecária
Renato Lira do Escritores Ecléticos
Kelly Cominoti do Aventuras na Leitura
Priscilla Frasnelli do Infinitas Vidas
Deixem nos comentários o link da lista de vocês quando fizerem, para nós aqui do blog darmos uma olhada. Todos estão convidados para também criarem sua lista em suas plataformas. Caso queiram fazer alguma mudança que achem necessária, fiquem à vontade, o importante é manter a essência viva.
Espero que tenham gostado do post. Em breve, terá outros nesse mesmo estilo. Não se esqueçam de deixar nos comentários a sua opinião, se já conheciam algum desses livros, se gostaram da lista e como ficaria a lista de vocês. Até a próxima, tchau!