domingo, 10 de junho de 2018

Identidade Literária

Salve leitores, tudo bem com vocês?

Fazia algum tempo que eu não trazia um artigo aqui no blog não é mesmo, algo que em minha opinião serve para agregar ainda mais os conteúdos maravilhosos dos meus amigos blogueiros então resolvi trazer um assunto que matutou em minha mente por muito tempo até eu me dar conta do seu real significado.

Desde que eu iniciei o meu canal no youtube, a minha intenção sempre foi auxiliar outros escritores, compartilhar experiências e divulgar os trabalhos deles, seja em forma de dica literária ou seja em forma de resenhas, algo que não tive no inicio da minha vida como escritor e durante as resenhas eu sempre procuro ressaltar as qualidades do livro em questão, algo que nunca gostei de fazer e que vejo muitos blogueiros fazer (não os daqui do blog graças a Deus) foi dar nota a um trabalho de outro escritor ou de alguma forma denegrir os trabalhos deles, não faço isso por dois motivos, o primeiro motivo é que eu ainda não tenho formação acadêmica para fazer isso então eu acho que seria anti ético da minha parte agir dessa maneira, e segundo eu como escritor sei que estou lidando com o sonho de uma pessoa, ela dedicou um tempo para construir aquela história, colocou ali sentimentos e inspirações mais profundas da sua alma e do seu coração, eu seria totalmente insensível de tratasse as histórias de outros escritores de qualquer maneira.

As vezes eu demoro para postar uma nova resenha no meu canal por falta de tempo, mas eu sempre troco uma ideia com o autor antes de postar a resenha e eu só posto as resenha que o autor aprovar, o que faço nos pontos a desenvolver de uma resenha é dar dicas para que o autor possa enriquecer a sua história, pois grandes partes dos críticos de plantão são apontar os erros e nunca trazer uma solução.

O que eu quero te dizer hoje é que nunca perca a sua identidade, escreva somente aquilo que lhe agrada, aquilo que faz ao seu coração bater mais forte, assim como você eu sou escritor e já ouvi um “editor” pedir para mudar toda a minha história por causa de uma palavra alegando que minha história poderia ser acusada de plágio e também ouvi de uma “blogueira” que não terminou de ler o meu livro e que não me deu nota por ser uma história maçante, então acredite você também um dia irá cruzar com pessoas que não são nada profissionais, mas não desanime e principalmente nunca mude a sua história por causa de ninguém, ela é sua identidade.

Segue minhas redes sociais.

Instagram: renatolirareal
Twitter: renatolirareal

Até mais.


2 comentários:

  1. Olá Renato! Muito interessante o seu desabafo. Eu posto resenhas de livros do Wattpad. Imagine como é difícil para mim. Procuro jogar um olhar para os pontos positivos, e para a essência do livro. Estou feliz com esse trabalho, porque me permite apurar mais as palavras e aprimorar a escrita. Identidade é tudo!

    Abraços!
    Regiane Umbelina

    ResponderExcluir
  2. Verdade, nunca podemos perder nossa identidade literária, obrigado pelo apoio.

    ResponderExcluir

Copyright © 2014 | Design e C�digo: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo