domingo, 25 de junho de 2017

Foco no Gênero


Salve leitores, tudo bem com vocês?
Algo que sempre percebi e que a maioria dos leitores percebe é que cada autor tem uma característica que define seus livros, eu chamo isso de identidade literária, e que todos eles escrevem seus livros com um enredo onde assim que o leitor lê a sinopse associe o autor ao livro ou ao filme.
Mas o interessante é que alguns autores mesmo com elementos adicionais se mantém fiéis ao seu gênero de origem.
Um exemplo claro disso são os livros da escritora Stephenie Meyer, a saga Crepúsculo, a Hospedeira entre outros, por mais que os livros contenham um cenário de ficção sombria com vampiros e alienígenas o foco das histórias são sempre os romances dos protagonistas, assim como Nicholas Sparks que sempre coloca uma morte em seus romances, seja de um protagonista, um vilão ou um pai como em a Última Música.
A questão é que essa é uma característica adicional, mas ao mesmo tempo conseguem ter foco no gênero principal, isso vale para ficção, suspense, terror, romance ou até comédia, isso gera uma expectativa do seu publico alvo.
Não existe regra para sua história, mas lembre-se sempre de qual foco você vai querer prevalecer na minha história, meu livro, por exemplo, tem muito romance, mas o meu foco é a ficção fantasia, assim como o romance que eu estou escrevendo terá como foco os dilemas do protagonista em relação ao seu amor.
Ter um foco em sua história o ajudará até a criar um desfecho mais adequado caso você não saiba como vai terminar um livro iniciado e uma dica pessoal, no mundo em que vivemos precisamos de finais felizes mesmo que sejam no livros.

Minhas redes sociais:
Instagram: renatoliraoficial89
Twitter: renatolirareal

Até mais.

Renato Lira.

12 comentários:

  1. Muito bom, gostei porque consigo perceber bem o que tens a transmitir, até porque você é autor e não se limita apenas a escrever em base de pesquisas, você escreve tambem suas experiências de escrita, e isso é extremamente positivo para quem lê. Parabéns, aliás está muito bem escrito o post. Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Ola
    De fato, não existe regra para a história, porém é preciso ter foco para não se perder no desenvolvimento, nas características e até na finalização. O texto ficou ótimo e conseguiu repassar uma mensagem bem importante, em especial para quem é autor ou deseja ser.
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  3. Oie...
    De fato é muito interessante acompanhar a identidade literária dos autores. Apesar de chorar horrores, eu amo essa característica do Sparks... Amo demais!
    Gostei bastante do seu post e além disso é muito útil para novos autores ;)
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, é muito bom saber que meus textos estão sendo úteis.

      Excluir
  4. Ola, realmente o foco é muito importante e acho que vc deixou isso bem claro com o seu texto muito bem escrito.
    Bjs
    Tell me a Book

    ResponderExcluir
  5. Mais um texto de Mestre, Renato. Parabéns! Estou fazendo um curso intensivo de escrita com as suas postagens, abraço.

    ResponderExcluir
  6. É bem verdade. Tem escritor que não consegue definir o gênero e faz uma farofa de propostas literárias, deixando o leitor confuso em como apreciar suas obras.
    Eu mesmo já escrevi comédia, alguns contos de drama, mas sempre eu acabo colocando o elemento principal da minha proposta literária, mesmo sem querer, que é a temática sombria, com uma pegada psicológica, cheia de símbolos, etc.
    O importante é ter um objetivo, saber o que quer mostrar com a história, assim o escritor não se perde e não deixa seu trabalho virar uma farofa, ehehe.

    ResponderExcluir

Copyright © 2014 | Design e C�digo: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo