terça-feira, 27 de junho de 2017

Resenha - O ÚLTIMO CAPÍTULO


Resultado de imagem para filme o ultimo capitulo
Foto: hdfilmesonlinegratis.net 

O Último Capítulo (I Am The Pretty Thing That Lives In The House – em inglês)

Lançamento: 28/10/2016
Duração: 1h29’
Escrito e Dirigido por: Osgood Perkins
Música: Elvis Perkins
Elenco: Ruth Wilson (Lily); Bob Balaban (Sr. Waxcap); Lucy Boyntown (Polly) e Paula Prentiss (Iris Blum).

            A enfermeira Lily é contratada para acompanhar uma escritora de livros de terror, já idosa, Iris Blum, em sua casa. Casa esta que foi construída em1912, como presente de casamento para a recém casada Polly Parsons, mas o casal desaparece antes mesmo de mobiliá-la. Lily, ao ser chamada pela escritora de Polly é sugerida a ler o romance A DAMA NAS PAREDES, onde ela começa a compreender a história trágica daquela casa. A esposa é morta pelo marido e sepultada na parede da casa e desde então vaga pelos seus cômodos. Ao final, ao ver-se frente a frente com o fantasma de Polly Parsons, a enfermeira morre e em consequência da falta dos cuidados necessários a escritora também morre.

            O filme é de terror psicológico e a fotografia, os zoons da câmera e um quase monólogo da personagem Lily é que provocam, de fato, o pavor. Há um constante cricrilar de grilos e cigarras, a TV que nunca funciona e só fica em estática (lembrando Poltergeist) são bastante sugestivos também. O estado de alerta em que ficamos vendo-o, a sensação de perigo e terror iminente, que, no entanto, raramente se realiza é o que prende mais a nossa atenção e que dá uma sensação angustiante. A tensão no diafragma. Já no início, uma fala de Lily nos deixa em a alerta: “As roupas brancas fazem com que os pacientes sintam que eu não posso ser tocada. Mesmo que a escuridão caia sobre eles por todos os lados, se fechando como uma garra.” E pouco depois, quando ela está na cozinha telefonando e o fio do telefone vai se esticando até que o aparelho lhe é arrancado violentamente da mão. As cenas vão se desenvolvendo com lentidão calculada, os constantes closes nas portas e escadas que ligam os dois pavimentos da casa nos compelem a esperar sempre por algo que não acontece e isto nos faz grudar-nos na tela. Para quem gosta de arquitetura e objetos antigos também é um deleite.

            Diferentemente de alguns críticos do filme (embora no cômputo geral ele tenha sido considero um filme 4 estrelas) em momento nenhum dos 89 minutos eu me senti entediado, aliás o vi em 3 dias (devido a uma festa tradicional aqui em minha cidade) e, sempre que desligava o notebook, eu o fazia com pesar em adiar o momento de vê-lo até o final. Recomendo muito, sobretudo para quem gosta de um bom filme de terror sem aparições horrendas e sem nenhum sangue. Não é um filme que lhe provoque gritos de pânico, mas arrepios e esses arrepios não cessam nem depois que você deixa de vê-lo. Por algum tempo, ainda na atmosfera de O ÚLTIMO CAPÍTULO, permanece em nós a sensação de que algo está para acontecer. Gostei muito!

            Assistam e me digam depois o que acharam do filme. Excelente semana para todos.

Francisco Ferreira



19 comentários:

  1. Curti sua postagem, deu para entender bem o enredo do filme, assim que puder eu assisto.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Renato. Quando assistir, se possível, me dê um feed back sobre a resenha, se condisse com o filme. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Eu já vi esse filme, e particularmente não gostei muito. Para quem não viu e quer ver ele está disponível no Netflix. Como você disse ele é um filme lento, não tem aquela adrenalina toda que geralmente vejo em filmes do gênero, por isso talvez não tenha sido tão do meu gosto, mas para quem gosta de sentir um arrepio na espinha, esse filme certamente será uma ótima dica. Muita boa resenha, abraços!

    ResponderExcluir
  4. Ótimo, Evandro, fico feliz com o seu comentário, exatamente por ser a visão de alguém que já viu o filme. E, sendo ainda melhor, por, ao que tudo indica, termos gostos diferentes em relação ao gênero. E, como vc elogiou a resenha, sinaliza que eu não fui tão mal ao descrevê-lo. Obrigado, desde a primeira que estava esperando comentários de alguém que já tivesse visto o filme resenhado. Abração!

    ResponderExcluir
  5. Eu sempre passo por esse filme e fico com preguiça de assistir, agora depois desta resenha vou dar uma chance. Espero que eu curta também.
    Beijuh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Renata. Assista e me diga se fui fiel em minha resenha. Acredito que gostará do filme. Abraços.

      Excluir
  6. Que medo não é meu gênero preferido mas o fato de não ter figuras horripilantes nem sangue já considero positivo...talvez conseguisse assisti-lo durante o dia e acompanhada de amigos☺

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marcinha. É um filme em que o terror é subentendido. Imagine um inverno rigoroso (como estamos tendo aqui em Conceição do Mato Dentro) e que você precise tomar um banho frio. Vc se assusta muito mais com a previsão do frio que irá sentir do que, propriamente, com o frio sentido. Abraços.

      Excluir
  7. filmes de terror não é meu genero (sou medrosa demais) porém a resenha foi otima tive a impressão que estivesse lendo um livro.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Levando a Sério. Obrigado pela leitura e comentário. Já que gostou, se quiser conhecer mais do meu trabalho, além das resenhas, visite o meu blog literário: https://impalpavelpoeiradaspalavras.blogspot.com.br/ Bjs.

      Excluir
  8. Olá! Esse estilo não faz muito o meu gênero, mas aguçou minha curiosidade, já que está disponível no Netflix, vou assistir.
    Valeu, pela dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bernadete. Como não se trata daquele clássico filme de terror, talvez você goste. Quando assistir, diga-me se minha resenha foi fiel. Abraços.

      Excluir
  9. Não gosto muito de filmes de terror, mas é de dar curiosidade esse enredo. Quem sabe não crio coragem pra assistir com o namorado. Veremos! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tamara. Acredito que você não se arrependerá. Bjs.

      Excluir
  10. Confesso que tenho pânico de filme de terror, desde uma vez há muitos anos que em quanto estava vendo o filme, teve um estouro na minha rua e eu quase infartei haha
    De lá pra cá, nunca mais vi nenhum. Mas esse parece muito interessante.

    almde50tons.wordpress.com

    ResponderExcluir
  11. Oi, Raissa. Que tal quebrar este tabu vendo O ÚLTIMO CAPÍTULO? Daí você me diz o que achou, combinado? Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Oi Francisco, tudo bem?

    Não conhecia o filme e mesmo não sendo um gênero que costumo assistir com frequência, fiquei bem curiosa para vê-lo. Gosto do terror psicológico quando é bem trabalhado e parece-me que isto foi bem feito neste caso. Dica mais do que anotada, espero ver em breve!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alice. Tudo bem e você?
      Tomara que veja, que goste e que eu possa ter contribuído com minha resenha. E, em vendo, comente se fui bem na resenha. Combinado?
      Beijos.

      Excluir
  13. Gostei muito da sua explicação! Depois de ter pesquisado bastante..vc foi o único q deixou bem claro os acontecimentos..inclusive o final! Gostei muito do filme, mas confesso q me deixou com a certeza de q a qualquer momento algo irá acontecer! Obrigada! Sua resenha foi espetacular 👏

    ResponderExcluir

Copyright © 2014 | Design e C�digo: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo