domingo, 2 de julho de 2017

Agencias Literárias ou Editoras?



Salve leitores, tudo bem?

Muitas vezes quando terminamos nossos livros começa uma das maiores batalhas de um escritor, encontrar uma editora para publicar seu livro.


Opções não faltam, mas o que extremamente escasso, mais até que algumas pedras preciosas são oportunidades, outro fator que ajuda a impedir são o preconceito dos próprios leitores, que preferem ler um livro de sucesso de escritor estrangeiro a sair da caixa e procurar algo diferente e nacional.

Mas não é disso que quero falar hoje, o que quero te dizer é que no caminho literário existem duas opções iniciais. As agencias literárias (ou agente literário) ou editoras.

A primeira pergunta que eu te faço é: Quanto você está disposto a investir no seu sonho? Eu falo isso em dois sentidos, financeiro e em esforço, mais esforço que financeiro.

Hoje em dia é praticamente impossível um escritor iniciante publicar um livro sem gastar nada, quando você celebridades lançando livros, pode acreditar que elas não desembolsaram nada para publicar seus livros seja sobre qualquer assunto, isso é porque elas já tem algo que todo escritor busca, um publico alvo, muitas pessoas compra o livro de uma determinada personalidade só para poder prestigiar a pessoa que escreveu o livro, não estou criticando, estou expondo a realidade, triste, mas é um fato.

As agencias literárias te ajudam a escolher uma editora adequada que invista em você, porém existem algumas que cobram alguns serviços opcionais, como leitura crítica ajuda de linguagem, diagramação, criação de capa entre outros, fazem quase tudo, menos publicar o seu livro, é opção que pode ser adequada para muitos.

Editoras já fazem tudo por seu livro e o divulga, publica e algumas proporcionam até noite de autógrafos e lançamento, mas a maioria cobram alguma taxa para o escritor iniciante isso depois de a obra ser aprovada pela mesma.

Mas como em tudo nessa vida precisamos tomar cuidado onde vamos publicar nosso livro, algo que pode te ajudar muito e que me ajudou é conversar com os outros autores dessa editora, e o mais importante seu livro pode ser modificado, mas nunca mude sua história por nada nesse mundo, sua história é sua identidade e é com ela que você vai conquistar o mundo.

Qualquer dúvida comente aqui e se tiver alguma experiência comente aqui também, e sempre contem comigo, hoje vou deixar o meu e-mail e se quiserem conversar eu estarei à disposição, pois o meu interesse e ajudar aqueles que estão passando pelo que eu passei, vou deixar o link de onde meu livro está à venda para vocês poderem fazer uma analise literária.

Minhas redes sociais:
Instagram: renatoliraoficial89
Twitter: renatolirareal

Até mais.



12 comentários:

  1. Um caminho árduo, de fato.
    Vejo que além de tudo citado falta divulgação é informações acessíveis para encontrar esses novos escritores e histórias.

    ResponderExcluir
  2. Verdade Rafaela, uma triste realidade.

    ResponderExcluir
  3. Show de post Renato! Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  4. Muito boa as dicas Renato! Hoje, mais do que nunca, os autores iniciantes tem muitas dúvidas quanto aos temas citados. Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  5. Valeu Cleberson, em breve farei a resenha do seu livro aqui no blog e no meu canal.

    ResponderExcluir
  6. Aí sim, uma dúvida que faltava esclarecer :D Por isso que eu prefiro a autopublicação, mas caso haja a oportunidade de publicar algo meu por uma EDITORA, farei com gosto! Muito boa a postagem :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A publicação independente também é uma opção, futuramente eu vou escrever um texto sobre esse assunto.Obrigado pelo comentário.

      Excluir
  7. O autor iniciante enfrenta muitas barreiras e dificuldades, mesmo. Ao mesmo tempo, tem um grande desafio, que é o de conseguir olhos que se interessem por aquilo que escreve. Achei uma pena que o post acabou não falando de agentes literários, como eu imaginei que faria... Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os agentes literários na maioria das vezes estão ligados as agencias, eles assim como editores avaliam os livros, caso o livro atraia a atenção deles, eles vão fazer o que é necessário para que seu livro seja publicado por uma editora adequada ao gênero, após a aprovação da editora é que vai ficar acordado que uma porcentagem dos seus ganhos seja direcionado ao seu agente literário, entretanto é preciso pesquisar bastante para encontrar alguém interessado a correr por sua história junto com você, espero ter esclarecido sua dúvida. Obrigado pelo comentário.

      Excluir
  8. Nessa vida de escritor, as pessoas lutam do começo ao fim. Não é fácil escrever e criar a história e muito menos publicar.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, estou há 11 anos nessa vida e o anos passado que eu consegui assinar um contrato para publicar meu primeiro livro, mas é um sentimento indescritível segurar seu livro publicado na mão. Obrigado pelo comentário.

      Excluir

Copyright © 2014 | Design e C�digo: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo