domingo, 16 de julho de 2017

Plágio


Salve leitores tudo bem com vocês?
            Vocês sabem o que é plágio?

            O plágio (diz-se também plagiarismo ou plagiato) é o ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictórica, fotografia, obra audiovisual, etc) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original.
            Pois é leitores muitas vezes queremos escrever sobre um determinado assunto ou gênero e queremos usar elementos clássicos em nossas obras como vampiro, lobisomens, ou até criar uma história baseada em um determinado fato real, mas a questão é até que ponto eu posso ir sem ter o risco de ser acusado de plágio.
            Um exemplo de algo que pode ser utilizado como base para uma história, vamos usar o momento atual da nossa política onde a corrupção está sendo desmascarada dia após dia, se eu resolver escrever um livro que fala sobre os diversos crimes de um personagem chamado Luis Acácio Molusco da Silva, eu não poderei ser acusado de plágio, porque em primeiro lugar os crimes poderão ser relacionados a qualquer área da sociedade e segundo ninguém escreveu uma história desse modo até onde eu conheço.
            Outro fato importante a ser considerado é a inspiração, todo escritor depende de uma boa inspiração para criar a sua história e inspiração é totalmente diferente de plágio, plágio é uma cópia idêntica de uma obra escrita antes dela, e esse ditado de que “nada se cria e tudo se copia” não pode nunca ser aplicado no mundo literário até porque os seus leitores vão curtir seus livros por causa da sua originalidade e não por causa das suas cópias.

Segue aqui as minhas redes sociais:

Instagram: renatoliraoficial89
Twitter: renatolirareal


Até mais.


4 comentários:

  1. Oi Renato! tudo bem?

    Realmente a originalidade é que faz o escritor(a), e o plágio envolve muitas questões éticas que por sua vez trazem transtornos para ambas as partes da problemática.

    Adorei o artigo!

    Grande abraço,
    www.cafeidilico.com

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Victor, sempre procuro ser original em minhas histórias.

    ResponderExcluir
  3. Adoro sua coluna Renato, postagens sempre úteis, e eu como um aspirante a autor, vejo nelas oportunidades para melhorar meu desempenho, um grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Mario, o meu intuito é ajudar sempre.

    ResponderExcluir

Copyright © 2014 | Design e C�digo: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo