domingo, 30 de julho de 2017

Concursos Literários


Salve leitores, tudo bem?

Hoje vou falar de um assunto que por muitos anos evitei até comentar, mas que hoje vejo a importância até para pratica, concursos literários.

Já ouviu a expressão “a pratica leva a perfeição”? Pois é esse ditado é muito verdadeiro, se você olhar para as grandes personalidades de sucesso principalmente na área esportiva você vai ver que a maioria delas treinavam até dezoito horas diárias para alcançar o lugar que ocupam hoje e isso por vários anos, isso pode ser aplicado também na literatura.

Às vezes gostamos de vários gêneros, mas então resolvemos escrever um que predominará em nossa carreira e então escrevemos todo empolgados, seja contos, livros ou até poemas, aí muitas vezes mostramos para nossos amigos e parentes, e eles até podem dizer que está bom, mas aí se você é como eu um pouco inseguro sobre o que faz existe um lugar perfeito para você testar suas habilidades, os concursos literários.

Se você procurar na internet vai existir vários e para todos os gêneros, inclusive o seu, eu já participei de vários concursos e até hoje confesso que ganhei só um, mas os demais que eu perdi usei como degrau para me esforçar mais ainda, algo que precisamos aprender a lidar desde cedo na literatura é com a rejeição, e acredite não é só no Brasil que a luta por espaço nas livrarias é grande, no mundo inteiro é assim, a diferença é que em alguns lugares os apoios são maiores que outros, no meu twitter vejo quantos escritores travam a mesma luta que eu e o mais legal é que nos apoiamos, um dos principais motivos que eu escrevo aqui é ajudar a você com minhas experiências, eu não tive muita ajuda, mas se há alguma coisa que eu aprendi é que a literatura no Brasil é bem mais árdua do nos outros países e se eu puder fazer algo para amenizar isso eu faço, no momento é só com texto, mas se surgir outros meios e oportunidades pode ter certeza que estarei no meio.

Concursos literários serve também para ajudar a você praticar outros gêneros que de inicio estão fora da sua zona de conforto eu por exemplo gosto muito de gêneros sombrios e já participei até agora de um concurso e perdi, mas assim que surgir outra oportunidade eu participarei novamente, e com isso eu procuro ler livros sombrios, para me ajudar com inspiração e bagagem literária, isso entra em outro ponto que sempre digo, leia muito principalmente sobre o gênero que pretende escrever isso vai te ajudar com inspiração e na maneira de escrever.

Pessoal, muitas perdas virão pelo caminho, mas não se frustre, use as derrotas como degrau, não tente para ganhar, tente até ganhar, sempre.

Segue minhas rede sociais:


Instagram: renatoliraoficial89
Twitter: renatolirareal


Até mais.





2 comentários:

  1. Sempre leio suas dicas Renato, elas são demais, parabéns! Sabe que eu sempre tive vontade de participar de algo como uma antologia por exemplo, mas é complicado porque não escrevo muito fora do blog, mas estou começando a me inspirar em suas dicas e quem sabe né, um abraço cara!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Evandro pelo apoio, escrever como tudo na vida se aperfeiçoa com a prática, abraço.

    ResponderExcluir

Copyright © 2014 | Design e C�digo: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo