domingo, 1 de outubro de 2017

Cultura Literária



Salve leitores, tudo bem com vocês?

Quando uma história surge em minha mente a primeira coisa que eu imagino é o local, depois a época e então os personagens, mas mesmo com todo o enredo montado, preciso fazer algo, pesquisar.

Mas aí você pensa, minha história está toda na minha mente, não preciso pesquisar nada, e é aí que muitos escritores erram e tem grandes chances de estragar a história e possivelmente realizar várias modificações.

Por mais que sua história se passe no local que você mora, há sempre a necessidade de fazer uma pesquisa local, de costumes, de gírias, de comidas típicas entre outros, porque algo que conecta muitos leitores co os livros são os detalhes locais, algo que chamo carinhosamente de cultura literária.

Nossa mente é livre para criar um mundo inteiro, mas eu gosto de buscar inspirações, na culinária, nos locais turísticos e em algo mundialmente conhecido, por em exemplo, quando você ouve França, as quatro coisas vem a mente é, Torre Eiffel, perfumes, moda, croissant e um extra para os mais patriotas, o famoso pão francês.

Então quando for criar uma história busque pesquisar os locais, eu sou de São Paulo, mas em todo o estado existem cidades com seus sotaques além dos sotaques típicos de outros estados, mesmo que a sua história se passe uma cidade pequena do interior procure aprender sobre a história da cidade, pois acredite seus leitores te apreciaram muito mais, afinal ler é cultura, ler é esporte e principalmente, ler é conhecimento.

Pesquise, aprenda, leia e escreva.

Pessoal, esse foi o texto de hoje se você tem algum livro escrito já publicado, no meu canal do youtube eu tenho um quadro chamado dica literária onde eu divulgo livros de outros autores, se você tiver o interesse não precisa me mandar o livro, só algumas informações que eu vou solicitar, é uma ação gratuita, vou deixar o meu e-mail e você me manda um e-mail com o assunto dica literária que eu já vou entender e te responde pedindo informações como sinopse, capa do livro entre outros.


Segue minhas redes sociais:

Instagram: renatoliraoficial89
Twitter: renatolirareal

Até mais.


7 comentários:

  1. Tem razão, temos que sempre buscar aprender o máximo que pudermos antes de escrever uma história. Acredito que a magia está nessa riqueza de detalhes que podem ser atribuídos aos personagens.
    Como dizia minha avó: conhecimento não ocupa espaço.

    ResponderExcluir
  2. Realmente temos que pesquisar bastante quando estamos querendo escrever e com certeza quando imaginamos um local fica ainda melhor. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Que tiver interesse tenho um canal no youtube, onde os assuntos escritos aqui são relatados em vídeo lá.

    https://www.youtube.com/channel/UCtixUh_93cMS6eisbx911tw

    ResponderExcluir
  4. Concordo totalmente, uma boa pesquisa pode ser a diferença entre ser mais uma história ou se A HISTÓRIA. A verdade é que nós não sabemos tudo e pesquisar pode acrescentar detalhes únicos, crenças, mitos, enfim, pode dar um novo rumo àquilo que a nossa mente pensou. Gostei muito do seu post.
    BeijinhoBom

    ResponderExcluir

Copyright © 2014 | Design e C�digo: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo