domingo, 13 de agosto de 2017

Críticas


Salve leitores, tudo bem?

Existe uma palavra que tem um efeito em todos nós seja qual for a nossa área e quando o assunto é literatura ou escritores parece que esse fator se intensifica.

Estou falando das críticas seja em torno do nosso livro ou em toda a nossa carreira literária, muitas vezes somos tão elogiados e então vem uma crítica que nos destrói por dentro como se todos os elogios não valessem de nada e isso parece mais destrutivo quando vêm de amigos ou familiares, aqueles que você espera um apoio e um incentivo, mas como todo impacto em nossa vida as criticas podem até nos ajudar se soubermos lidar com ela.

Existe um termo chamado critica construtiva e humildade que nos ajudam e muito, a primeira da qual eu vou falar é da critica construtiva, ela muitas vezes pode parecer agressiva ao primeiro olhar, mas se você olhar com atenção e com maior receptividade pode ver que alguns ajustes, geralmente acompanhado com as criticas construtivas pode ajudar a melhorar a sua obra que já é boa, então a crítica pode ser de grande ajuda quando é construtiva.

O segundo ponto é a humildade, às vezes ficamos tão frustrados e nervosos com certas críticas que acabamos respondendo de modo agressivo aos críticos e assim fazendo eles atingirem seus objetivos, mostrar nosso pior lado, então nesse casso seja humilde e educado, agradece a crítica de quem muitas vezes só não foi com a sua cara e ignore.

Muitas vezes ignorar certas pessoas que só sabe nos denegrir ou criticar nossos trabalhos é a melhor coisa a fazer, afinal nem Jesus agradar a todos, o importante é sua história agradar a você mesmo, pois no mundo existem milhões de pessoas que tem os mesmos gostos que você.

E lembre-se a história é sua e é sua identidade literária, seja livre para escrever sobre o que quiser.

Segue minhas redes sociais:

Instagram: renatoliraoficial89
Twitter: renatolirareal

Até mais pessoal e feliz dia dos pais!




2 comentários:

  1. Olá Renato! Ótimo tema.
    Eu por muito tempo reagi de modo errado às críticas, depois de um tempo percebi esse mal comportamento e me corrigi, não só as críticas ao eu trabalho literário, as na minha vida no geral (eu tenho uma família muito opiniosa e crítica).
    Com a ajuda de um livro estou melhorando isso em mim.

    ResponderExcluir
  2. Que bom Aline, as criticas são algo que precisamos aprender a lidar todos os dias em todas as áreas da nossa vida, obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir

Copyright © 2014 | Design e C�digo: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo