terça-feira, 8 de agosto de 2017

Parcerias Literárias


Salve leitores tudo bem?

Você sabe o que é parceria literária ou parceiro literário?

Pois é pessoal, eu sinceramente não sabia isso até meu livro ser aceito por uma editora e entrar em processo de revisão e diagramação.

Quando publicamos o nosso livro seja por editora ou de forma independente começa uma das mais importantes fases da nossa carreira literária, pois até o livro ficar pronto (exceto quando ele é escrito no wattpad e postado capitulo a capitulo) poucas são as pessoas que tem acesso a ele, geralmente são seus leitores betas e as editoras, então quando publicamos o nosso primeiro livro precisamos correr mais do que nunca atrás da nossa rede de leitores, aquele publico alvo que você imaginou no momento em que você escreveu a primeira frase do seu livro.

Quando o seu livro é publicado por uma editora esse trabalho se ameniza um pouco, mas mesmo assim a nossa parte é fundamental no inicio e o que nos ajuda e muito são os nossos parceiros literários.

Os parceiros literários são geralmente blogueiros e youtubers que leem, fazem a resenha e divulgam o seu livro em suas redes sociais, e acredite esses parceiros são de grande influencia, pois são muito bem vistos principalmente por leitores que buscam algo novo para ler.

Eu atualmente tenho 4 parceiros literários, alem de alguns leitores betas, ainda me considero iniciante e o que ouço deles são o que meus amigos escritores dizem, tanto é que os 3 primeiros foram indicações e todos são muito atenciosos e simpáticos, as vezes pode não parecer mas a internet é uma grande aliada para escritores iniciantes se for usada com sabedoria, como em tudo nessa vida existem os bons e os maus, por isso eu sempre digo para procurar referencias sobre o que aparece na internet seja quantas forem precisas, porque é o nosso sonho que está em jogo e muitas vezes as pessoas não levam isso em consideração.

Pessoal, por hoje é isso que vem passar, se tiverem alguma dúvida ou se tem alguma experiência para compartilhar deixe seu comentário, eu leio todos e sempre respondo, vou deixar abaixo minhas redes sociais e se precisar eu estou à disposição.

Segue minhas redes sociais:

Instagram: renatoliraoficial89
Twitter: renatolirareal

Até mais.



4 comentários:

  1. Parcerias literarias são importantes demais, tanto ao autor quanto ao resenhista, e eu como blogueiro sei que quando pegamos uma obra de parceiros e conversamos com o próprio autor, temos aquele contato direto um ao outro e quando pegamos para ler e vemos o quão bom foi aquilo q ele desenvolveu, sério é muito diferente, e vc como autor pode dar seu outro lado, deve ser gratificante demais quando o leitor o elogia, quando ele lhe fala que aquilo q vc escreveu está muito bom, e isso na maioria das vezes é permitido porq existe pessoas como nós os blogueiros, booktubers, etc... que divulgam a obra, que coloca nas palavras sentimentos daquilo que presenciaram e assim levam a outras pessoas suas experiências e a elas é dado o poder de conhecer a obra. Foquei no comentário mais a parte das parcerias autor blogueiro e não a com editoras, portanto agradeço aos autores que são nossos parceiros, porque vcs são feras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Evandro, é muito bom ter vocês como parceiros também.

      Excluir
  2. Olá, boa noite Renato :)
    Essa é uma nova fase na minha vida, como escritora e blogueira, eu tenho o prazer de vivenciar os dois lados da moeda, e por assim dizer, poder ter um olhar mais crítico quanto ao serviço que estou desenvolvendo, e perceber onde estou errando e acertando.
    Como autora autônoma não tive a oportunidade de presentear nenhuma resenhista com um exemplar dos meus livros, mas é ai que podemos testar a lealdade do ser humano, na troca de ajuda, mesmo sem o livro físico.
    Está sendo uma experiência maravilhosa!
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline, com certeza é uma experiencia única, obrigado pelo comentário.

      Excluir

Copyright © 2014 | Design e C�digo: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo